Sáb, 21 de Julho de 2018
Banner
NewsLetter

    confira-videos

      icon-twitter icon-facebook icon-Gmais 

Descoberta de uma proteína que tem um papel crucial na audição

hits: 1810
por Alessandro Zagheni
Qua, 26 de Janeiro de 2011 04:11
PDF Imprimir E-mail

De acordo com um estudo realizado no Centro de Genética em Barcelona em colaboração com pesquisadores do Instituto Howard Hughes e da Universidade Rockefeller, nos EUA, o papel de uma proteína no ouvido interno foi considerado fundamental para a capacidade de audição e de equilíbrio. Através deste estudo, foi descoberta a relação entre perda auditiva e distúrbios de equilíbrio e a mutação no gene que codifica esta proteína “transmembrane inner ear protein” (Tmie).


peces cebra n-365xXx80

Ao estudarem as riscas laterais do peixe zebra, os investigadores descobriram que estas riscas contêm células sensitivas que permitem ao peixe aperceber-se do meio envolvente, cujo comportamento é muito semelhante às células do ouvido interno humano. Os cientistas observaram perda auditiva profunda e distúrbios de equilíbrio num grupo de peixes zebra. Morfologicamente, não foi descoberta nenhuma diferença comparativamente com o grupo de peixes com audição normal. A causa da perda auditiva estava relacionada, exclusivamente, com a mutação encontrada no gene que codifica a proteína “Tmie”.

 


arte-ilustra-sinapses-nervosas-ocorridas

As células no ouvido interno têm a capacidade de transformar o som em sinais eléctricos que viajam pelos neurónios até serem processados no cérebro. O transporte até ao cérebro é assegurado por algumas proteínas. A proteína Tmie é responsável pela capacidade que as células têm de transformar o som (movimentos mecânicos) em impulsos eléctricos. Quando existe uma mutação que afeta esta proteína, este processo encontra-se comprometido.

Esta pesquisa sugere uma nova abordagem ao estudo da perda auditiva profunda em seres humanos, uma vez que se descobriu que alterações na proteína Tmie provocam problemas de audição e distúrbios do equilíbrio, tanto em humanos como em ratos. "Esse estudo veio fornecer informações relevantes para detectar e desenvolver novos métodos para tratar a perda de audição e distúrbios do equilíbrio em humanos, no futuro", afirma Hernán López-Schier, Coordenador da equipe de pesquisa. As conclusões deste estudo foram publicadas na revista científica Proceedings of National Academy of Sciences.


fonte: A protein found to be crucial for hearing

image

 

Leia Mais:

Entidade alerta para importância da voz em todos os ciclos da vida no Dia Mundial da Voz  

Pesquisa afirma que consumo moderado de vinho tinto e uvas vermelhas previne a perda auditiva

Terapia genética surge como nova promessa para reverter a perda auditiva congênita

Descoberto gene que causa um tipo de surdez

Num futuro próximo, medicamentos para surdez surgem com uma luz para tantas pessoas que sofrem com a doença.


image

image