Qua, 23 de Maio de 2018
Banner
NewsLetter

    confira-videos

      icon-twitter icon-facebook icon-Gmais 

Estresse, Zumbido e Perda Auditiva

hits: 6633
por Kendra Chihaya
Qua, 09 de Março de 2011 18:28
PDF Imprimir E-mail

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a perda auditiva será em breve uma das doenças incapacitantes mais frequente no mundo. Investigadores estão a tentar perceber a origem deste problema e começam a chegar a conclusões que nos podem surpreender.

 

stress workplacePesquisa realizada com cerca de um milhão de pessoas, pelo Instituto Karolinska na Suécia, em Estocolmo, comprovou clara relação entre perda auditiva, zumbido e estresse. Os resultados mostram que os entrevistados que relataram mais estresse, especialmente relacionados com pouco sono e problemas de saúde, também tiveram mais queixas de zumbido e perda auditiva. 

 



Saúde Auditiva em todo o mundo

Em muitos países industrializados, os casos sobre o aumento da perda auditiva são alarmantes.Com tantas maneiras diferentes de aceder a cuidados de saúde nos países desenvolvidos, é chocante ver algo tão simples, como a habilidade de ouvir, afetado de forma tão negativa. Em alguns países, dificuldades com a audição são relatados em mais de 30% dos seus cidadãos. As queixas mais comuns que o relatório apresenta são que os cidadãos estão  reclamando de zumbido nos ouvidos e de perda de audição.

 

Conectando Perda Auditiva e Estresse

Tendo em vista que houve um grande número de pessoas relatando perda auditiva e zumbido , pesquisadores começaram a procurar razões para esta tendência que está ocorrendo. Uma ideia científica foi que a perda auditiva também tivesse correlacionado a partir do estresse, problema também relatado com maior frequência em países desenvolvidos. Para encontrar uma ligação entre os dois, os cientistas começaram a explorar as possibilidades de que os fatores de estresse pudessem levar a perda auditiva e zumbido nos ouvidos.

 

Sobre a Pesquisa

Buscando uma relação comprovada entre audição e estresse foi realizada na Suécia, pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, uma pesquisa com cerca de um milhão de pessoas. Os pesquisadores desenvolveram um questionário para os participantes da pesquisa, com 120 perguntas no qual eles deveriam relatar sobre certos agentes de stress. Entre eles estavam incluídas o estilo de vida do paciente: Psicossocial Ambiente de Trabalho; Ambiente físico de trabalho; Estilo de Vida; Saúde Física e Saúde Mental.

 

Além de perguntas sobre estilo de vida o trabalho e suas rotinas em casa, os entrevistados também responderam a  três perguntas sobre a sua saúde auditiva. Essas três perguntas específicas sobre o zumbido (zumbido nos ouvidos) e a capacidade de ouvir conversas normais.

 

Resultados do Estudo Perda Auditiva

stressHá uma relação linear existente entre certos fatores de estresse e saúde auditiva. O que isto significa é que os entrevistados que relataram mais estresse, especialmente relacionados com pouco sono e problemas de saúde, também tiveram mais queixas de zumbido e perda auditiva. Homens e mulheres mostraram resultados semelhantes, e quando se considera o estado de saúde, tanto homens como mulheres relataram que a perda auditiva parecia pior quando estes perceberam seu baixo estado de saúde.

 

O estresse no trabalho também foi correlacionada com a saúde auditiva. Quanto mais estressado entrevistados relataram que sentem do trabalho, mais eles se queixaram da perda auditiva e zumbido. É sabido que o estresse causa problemas de saúde, tais como diminuição da capacidade de combater infecções e aumento na chance de desenvolver doenças cardíacas, mas até este estudo não havia nada publicado fazendo uma clara associação com a audição e estresse.

 

É o estresse, afeta minha capacidade auditiva?

Depois de ler este relatório, você pode estar se perguntando se o seu próprio estilo de vida pode afetar sua saúde auditiva. A melhor maneira de avaliar sua capacidade auditiva é visitar um audiologista licenciado ou especialista em aparelhos auditivos para um exame de audição. Uma vez detectado qualquer problema relacionado à audição, você deve buscar e debater formas de diminuir o estresse na sua vida diária. 

 

Fonte: Stress, Tinnitus and Hearing Loss Linked

 

Leia Mais: 

Pesquisa britânica indica que células-tronco podem curar a surdez

Descoberto gene que causa um tipo de surdez

Zumbido no ouvido afeta 278 milhões de pessoas, mas tem cura

Remédio para impotência pode causar surdez? Médicos dizem que sim

 

 

 

image

image