Seg, 21 de Maio de 2018
Banner
NewsLetter

    confira-videos

      icon-twitter icon-facebook icon-Gmais 

Ruído elevado pode deixar motociclistas surdos

hits: 2761
por Kendra Chihaya
Seg, 20 de Junho de 2011 00:49
PDF Imprimir E-mail

 A exposição prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos o que se denomina perda auditiva induzida por ruído (Pair).

motociclistasEstudo do Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação, dos Estados Unidos, mostra que uma moto emite ruídos em torno de 95 decibéis (dB), nível acima do recomendado por especialistas. Sons superiores a 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição, problema que se agrava quanto maior for o barulho e o tempo de exposição do piloto a esse barulho excessivo.

Por isso, se você gosta de pilotar embalado pelo ronco do motor de sua moto, vale a pena proteger seus ouvidos, porque, além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso ficar atento aos danos que o excesso de ruído do motor pode causar à saúde auditiva.

A exposição prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos o que se denomina perda auditiva induzida por ruído (Pair).

Tudo pode ficar pior quando os motociclistas alteram o sistema de escapamento, utilizando materiais personalizados, que elevam ainda mais a altura do som emitido pelos veículos. 

A Pair é cumulativa, ou seja, qualquer dano auditivo vai se somando ao longo do tempo. Outro grave problema é o uso de aparelhos, como MP3, enquanto se dirige, um hábito de muitos pilotos de moto. 


Com informação do JM on-line