Qua, 23 de Maio de 2018
Banner
NewsLetter

    confira-videos

      icon-twitter icon-facebook icon-Gmais 

A exposição ao chumbo pode causar danos à saúde auditiva de crianças e adolescentes

hits: 3496
por Kendra Chihaya
Seg, 04 de Junho de 2012 00:18
PDF Imprimir E-mail

 

Estudo realizado pelo Hospital de Olhos e Ouvidos de Massachusetts nos EUA mostrou que 31% dos adolescentes expostos ao nível de chumbo máximo estabelecido pelo CDC tinham desenvolvido problemas auditivos. A pesquisa sugere que o limite dessa exposição deve ser diminuída ainda mais para evitar danos à saúde de crianças e adolescentes

 

unge-p -en-bank-webUm estudo feito pelo Dr. Josef Shargorodsky da Massachusetts Eye and Ear Infirmary, USA (Hospital de Olhos e Ouvidos de Massachusetts, Estados Unidos), calculou  o nível de chumbo num exame de sangue e urina feito em 2.500 adolescentes entre 12 e 19 anos. O resultado foi publicado  nos  Archives of Otolaryngology-Head and Neck Surgery (Arquivos de Otorrinolaringologia, Cabeça e Cirurgia de Pescoço). A pesquisa mostrou que o nível de chumbo não excedeu o limite estabelecido pelo Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC) e que, no entanto, essa quantidade de chumbo no corpo desses adolescentes, tinham causado problemas auditivos. O resultado mostrou que 31% dos participantes entre 12 e 19 anos, com o nível de chumbo  no sangue entre duas ou três microgramas por decilitro, apresentaram algum tipo de problema auditivo, quando submetidos à testes de audição. Apenas 17% dos adolescentes com menos de uma micrograma, foram bem nos testes realizados.


ExposicaoChumboAtualmente o limite de exposição estabelecido pelo Centre for Disease Control and Prevention (CDC) ( Centro de Controle e Prevenção de Enfermidades dos Estados Unidos)  é de 10 microgramas por decilitro, contudo, este estudo, associado à outras pesquisas recentes mostram que esse limite ainda é alto, uma vez que o resultado de exames auditivos feitos em adolescentes, relacionados diretamente com a quantidade de chumbo realizado em um exame de sangue, não tem sido satisfatórios.


Menor exposição ao chumbo melhor audição

Apesar da quantidade de chumbo ter sido reduzida do meio ambiente, há muitos anos, esse tipo de metal ainda está presente em casas antigas, pisos e até mesmo em torneiras de água. Segundo os pesquisadores, a exposição ao chumbo pode ser a causa de perda auditiva em jovens.


Estudos recentes mostram que a exposição ao chumbo pode se misturar na mente e interferir na transmissão de processamentos do som. É por isso que o Dr. Shargorodsky adverte aos pais para protegerem seus filhos da exposição ao chumbo e outros metais em geral, mesmo  que essas  substâncias, encontradas no meio ambiente, sejam definidas e consideradas “seguras”


A perda auditiva entre crianças e adolescentes pode ser algo complicado, uma vez que eles necessitam ter uma audição saudável para socializarem-se com seus colegas e amigos. E isso pode se tornar também a causa de stress levando a vários problemas de aprendizagem na adolescência.

 

Fonte: www.reuters.com and www.ncbi.nih.gov

 

 

Leia Mais:

Vocalista da banda Coldplay sofre de problemas auditivos há dez anos

 

MP3 prejudica audição, afirma estudo

Estudo aponta relação direta entre zumbido e estresse

Um entre cada seis adolescentes tem tendência a perda auditiva precoce

Hábitos de risco têm aumentado o número de jovens com problemas auditivos