Qua, 23 de Maio de 2018
Banner
NewsLetter

    confira-videos

      icon-twitter icon-facebook icon-Gmais 

Ibuprofeno e Pacetamol em excesso são apontados como causa de perda auditiva

hits: 8700
por Kendra Chihaya
Qui, 03 de Janeiro de 2013 16:52
PDF Imprimir E-mail

 

De acordo com estudo publicado no American Journal of Epidemiology, o consumo excessivo destes analgésicos podem causar perda auditiva permanente

 

IbuprofenoSegundo pesquisadores da Universidade de Harvard a ingestão regular de ibuprofeno e paracetamol reduzem o fluxo de sangue para cóclea prejudicando temporariamente a audição e podendo causar perda auditiva permanente.

 

O estudo, que foi realizado com mais de 62 mil mulheres americanas, constatou que a ingestão destes medicamentos apenas duas vezes por semana aumenta em 13% o risco de perda auditiva. Quando ingerido em mais de 6 vezes por semana o risco de perda auditiva sobre para 24%. A ligação (medicação / perda auditiva) era mais forte entre as mulheres com menos de 50 anos de idade, especialmente maior entre aquelas que tomaram analgésicos mais de seis vezes por semana.

De acordo com o autor do estudo Sharon G. Curhan - Professor da escola de Medicina da Universidade de Harvard, filiado ao Hospital Brigham e do Hospital da Mulher (BWH), Aspirina, Paracetamol e Ibuprofeno são os três analgésicos mais consumidos no mundo. Este estudo mostra que o consumo não controlado destes medicamentos é um problema de saúde pública.

"Se a pessoa possui alguma necessidade de tomar regularmente estes tipos de medicamentos, antes deve consultar seu médico e discutir os riscos e benefícios, inclusive buscar outras alternativas possíveis de tratamento" disse Curhan.

A mesma equipe que há dois anos já havia realizado pesquisa semelhante em homens, afirmou que o risco de perda auditiva também existe no sexo masculino, quando faz uso constante ou excessivo destes medicamentos.

 

Sobre o estudo

Neste estudo, Curhan e colegas analisaram dados coletados em mais de 62.000 mulheres que participaram em Saúde the Nurses "Estudo II, de 1995 a 2009. Durante o período do estudo, cerca de 10 mil mulheres relataram ter perda auditiva.

Mulheres que disseram que tomaram ibuprofeno dois ou três dias por semana eram 13 por cento mais propensos a ter perda auditiva em comparação com as mulheres que tomaram ibuprofeno menos de uma vez por semana.

As mulheres que tomaram paracetamol dois ou três dias por semana eram 11 por cento mais propensos a relatar perda auditiva em comparação com aqueles que tomaram a droga menos de uma vez por semana.

As mulheres que tomaram ibuprofeno ou acetaminofeno mais de cinco ou seis dias por semana tinham 21 a 24 por cento maior risco.


Como analgésicos pode afetar a audição

Curhan disse que o estudo não prova que analgésicos causar perda de audição, no entanto, analgésicos poderia ser um dos muitos fatores que contribuem para a perda auditiva. Analgésicos podem diminuir o fluxo de sangue para a cóclea, que é uma parte do ouvido interno envolvido na audição, Curhan disse.

Especialistas acreditam que a genética e exposição constante a ruídos altos também contribuem para a perda auditiva. Tratamentos para a doença incluem aparelhos auditivos e implantes de ouvido para pessoas com perda auditiva severa.

 

O estudo foi publicado na edição de 15 de setembro de 2012 do American Journal Of Epidemiology

 

 

Fonte: AMERICAN JOURNAL OF EPIDEMIOLOGY

 

 

Leia Mais:

Excesso de Aspirina pode causar surdez

Remédio para impotência pode causar surdez? Médicos dizem que sim

Perda repentina de audição associada a ocorrência de AVC nos próximos dois anos

Num futuro próximo, medicamentos para surdez surgem com uma luz para tantas pessoas que sofrem com a doença.