Seg, 23 de Julho de 2018
Banner
NewsLetter

    confira-videos

      icon-twitter icon-facebook icon-Gmais 

Para os recém nascidos a audição é um poderoso canal de comunicação

hits: 1704

Dom, 30 de Janeiro de 2011 00:36
PDF Imprimir E-mail

Um diagnóstico precoce aumenta as chances de resolver problemas auditivos. Lá pelo terceiro mês de gestação, os bebês já percebem sons. Tão precoce, a audição é, por isso, um poderoso canal de comunicação após o nascimento.

Fernando Martinho

 

Lá pelo terceiro mês de gestação, os bebês já percebem sons. Tão precoce, a audição é, por isso, um poderoso canal de comunicação após o nascimento. Falhas auditivas devem ser notadas quanto antes. Os sinais manifestam-se no comportamento do bebê como na criança que não se interessa por brinquedos que fazem barulho ou os manipula de forma muito barulhenta. Isso também vale para aquela que, entre os 12 e os 18 meses, não aumenta seu vocabulário ou não atende quando chamada pelo nome. Veja como é esperado que seu filho reaja aos sons em cada fase: 



Até 3 meses
Acorda ao ouvir um barulho forte. 

Dos 3 aos 6 meses
Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes. 

Entre 6 meses e 1 ano
Balbucia sílabas simples, como "mamã", tentando reproduzir o que escuta. 

De 1 a 2 anos
Fala palavras comuns, interagindo com os adultos. 

É lógico que cada um se desenvolve no seu tempo. Mas, se você notar uma constante falta de reação, consulte um especialista. Na maternidade, seu filho já pode fazer o teste da orelhinha, que confere o bom funcionamento do sistema auditivo. 

O desenvolvimento da audição

Na 13a. semana de gestação, um bebê normal percebe sons por vibração na pele. Por volta da 17a. semana, consegue ouvir um pouco do que se passa dentro e fora do corpo da mãe. Na 20a. semana, distingue a voz materna. Ao nascer, a audição está pronta, mas levará alguns meses para o sistema neurológico amadurecer, permitindo que o bebê demonstre reações ao som, por exemplo virando o rosto para olhar quem fala.

Fonte: Mônica Brandão - Revista Crescer